
Sou psicóloga formada há 10 anos, especialista em Luto, Cuidados Paliativos e Psicologia Hospitalar. Grande parte da minha trajetória profissional foi focada no acompanhamento psicológico de pessoas que estavam passando por diversas perdas, como o enfrentamento de doenças graves, términos de relacionamentos e perda por morte. Desde que me entendo por gente, gosto de cuidar de pessoas que estão passando por situações difíceis relacionadas a perdas e lutos.
Sobre mim
Orientação sobre luto infantil
Ao contrário do que muita gente acredita, as crianças têm sim capacidade para compreender a perda e também ficam enlutadas, assim como os adultos.
No entanto, as crianças se expressam de maneiras diferentes e também necessitam de cuidados para enfrentarem o luto de maneira saudável.
Nós, adultos, temos uma tendência em evitar assuntos difíceis com nossas crianças, com o intuito de protegê-las de um sofrimento. Contudo, ao invés de estarmos protegendo, estamos privando a criança de lidar com algo natural da vida e que mais cedo ou mais tarde ela terá que lidar. A mentira nunca deve ser o caminho.
A orientação é um serviço pontual, oferecido para pais e/ou responsáveis, que consiste em duas etapas:
-
Como conversar com a criança sobre a situação de perda, levando em consideração a idade e desenvolvimento cognitivo dela.
-
Como ajudar a criança a lidar com o luto, o que é esperado, o que não é esperado, quando buscar ajuda profissional para a criança.

Como funciona a orientação:
-
Online (é importante que os participantes disponham de bom sinal de internet).
-
Duração de 60 minutos.
-
Um encontro com os principais cuidadores da criança (todos no mesmo dia e horário).